In dollar we vote: populismo motosserra, dólar e votos em Javier Milei
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i32.65810Abstract
Este estudo investiga como a prescrição econômica radical de Milei de dolarizar a economia argentina moldaria o comportamento eleitoral nas eleições presidenciais de 2023: um caso da proposta de Javier Milei de dolarizar a economia argentina. Enquadrado em um experimento quase natural, ele questiona a relação entre variações regionais nas frequências de pesquisa do Google para o termo "Dólar" e padrões de votação para Milei contra seu rival, Sergio Massa, em diferentes regiões argentinas. Os resultados implicam que o crescimento do interesse no termo "Dólar" está positivamente correlacionado com o voto de Milei e negativamente com o de Massa. Isso indica que o comportamento do eleitor foi finalmente influenciado na eleição pela proposta do projeto de dolarização. Confirma-se a hipótese de que soluções fáceis para problemas econômicos complexos têm muito peso na formação do comportamento eleitoral, pesquisa substancial sobre a qual é tão escassa. Além disso, acrescentou-se a uma compreensão de como discursos econômicos radicais com estratégias de comunicação eficazes podem moldar os resultados eleitorais em contextos de crise econômica.
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