As dissidências de gênero e sexualidade em eterna guerra – uma análise de Degenerado de Chloé Cruchaudet
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v15i30.66082Resumo
Resumo
O presente artigo tem como tema o corpo dissidente e o corpo em guerra na história em quadrinhos Degenerado, da autora Chloé Cruchaudet, publicada no Brasil pela editora Nemo. A obra conta a história de Paul, soldado desertor na Paris da Primeira Guerra Mundial, que passa a se travestir para que não o identifiquem. Contudo, o travestismo passa a tomar contornos identitários e sexuais, e não apenas um subterfúgio para a uma vida em liberdade e sem perseguições. O objetivo do estudo é investigar como os tempos extremos podem reforçar ou abalar as performances de gênero. O corpo em guerra pode estar em guerra consigo mesmo, devido às performatividades antagônicas de gênero e sexualidade que prescreve. Ademais, tempos de guerra podem levar ao questionamento das formas como um ser humano se relaciona consigo e com os demais, incluindo seus pertencimentos às determinadas categorias identitárias. Este artigo traz uma abordagem a partir da teoria queer, que considera a desconstrução do gênero como um fator para libertar-se das fronteiras socioculturais impostas. A partir dessa visão, queremos entender como as guerras internas, externas e semiótico-territoriais afetam os corpos que divergem da normatividade, como é o caso do protagonista de Degenerado, cuja história é baseada em uma vida real. Buscamos entender que políticas sexuais e identitárias são negociadas nesta obra sobre dissidência de gênero e como esses desvios são retratados esteticamente em uma narrativa que depende de textos e imagens ligados intrinsecamente como as histórias em quadrinhos.
Palavras-chave: Queer. Guerra. Quadrinhos. Sexualidade. Gênero
Abstract
This article is about the dissident body and the body at war in the comic Degenerado, by Chloé Cruchaudet, published in Brazil by Nemo. The book tells the story of Paul, a deserter soldier in Paris during the First World War, who cross-dresses to avoid being identified. However, transvestism takes on identity and sexual contours and is not just a subterfuge for a life of freedom and freedom from persecution. The aim of the study is to investigate how extreme times can reinforce or undermine gender performances. The body at war can be at war with itself, due to the antagonistic performativities of gender and sexuality that it prescribes. Furthermore, times of war can lead to questioning the ways in which human beings relate to themselves and to others, including their belonging to certain identity categories. This article takes an approach based on queer theory, which considers the deconstruction of gender as a factor in freeing oneself from imposed socio-cultural boundaries. From this perspective, we want to understand how internal, external and semiotic-territorial wars affect bodies that diverge from normativity, such as the protagonist of Degenerado, whose story is based on a real life. We seek to understand what sexual and identity politics are negotiated in this work on gender dissidence and how these deviations are portrayed aesthetically in a narrative that relies on intrinsically linked texts and images like comic books.
Keywords: Queer. War. Comics. Sexuality. Gender
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Copyright (c) 2025 Isa Maria Marques de Oliveira , Alessandra Hypolita Valle Silva Lopes, Guilherme Sfredo Miorando, Nataly Costa Fernandes Alves
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