Chamada para Artigos - Dossiê Temático Leo Strauss: O estado da arte

Dossiê Leo Strauss: O estado da arte

No final da última década constatou-se no ambiente acadêmico brasileiro um crescente aumento no número de pesquisas sobre a filosofia política de Leo Strauss, tanto em publicação de artigos quanto em dissertações e teses. As pesquisas envolvem temas diretamente ligados ao corpus intelectual straussiano e também suas interpretações e diálogos com outros filósofos da tradição.

Embora esse crescimento ainda seja tímido e se restrinja à uma área totalmente acadêmica e especializada, pode ser interpretado como um fenômeno significativo para a continuidade dos estudos sobre seu legado intelectual e a fecundidade de seu pensamento diante das problemáticas e debates atuais da ciência política também no Brasil. Visto que Strauss viveu os dramas políticos e ideológicos da contemporaneidade é um filósofo fundamental para pensarmos temas da realidade brasileira.

O que justifica a organização desse dossiê é justamente a necessidade de um entendimento mais adequado de seus principais textos, contaremos com a publicação de estudos recentes elaborados por pesquisadores do filósofo em questão. Com isso, pretende-se obter um panorama geral que nos indique “o estado da arte” dos estudos sobre Strauss no Brasil.

O dossiê receberá trabalhos que contenham análises do pensamento de Strauss desenvolvidas a partir da sua obra, isto é, conceitos, insights e críticas presentes em seu corpus intelectual. Também serão bem-vindos trabalhos que envolvam as interlocuções e os diálogos de Strauss com a tradição. Serão aceitos, ainda, trabalhos que analisem as convergências e divergências interpretativas entre análises consagrados e os desdobramentos críticos desses estudos. Por fim, serão recebidos trabalhos que mobilizem a obra straussiana como operador analítico de temas e problemas conjunturais.

Os artigos submetidos à Revista Estudos Políticos devem ser inéditos e exclusivos durante seu processo de avaliação. Da mesma forma, os autores dos trabalhos devem ser doutores ou pelo menos o primeiro autor deve ter titulação de doutor.

O Dossiê receberá, ainda, submissões de entrevistas com atores relevantes para a temática e resenhas de obras acadêmicas igualmente afinadas com a temática e publicadas há até 2 (dois) anos. Nestes casos, não se exige a titulação de doutor não é exigida dos proponentes.

Todas as informações sobre o processo e os critérios de avaliação, bem como as orientações para elaboração dos manuscritos e demais regras para submissão encontram-se disponíveis e podem ser acessadas nas Diretrizes para Autores.

De acordo com o cronograma do Dossiê Temático (abaixo), os autores devem observar dois prazos de submissão: o de envio de resumos de suas propostas e o de envio dos trabalhos completos.

Todas as submissões de resumos, artigos, entrevistas e resenhas devem ser feitas pela plataforma da REP na seção Dossiê Temático Leo Strauss.

Para mais informações, entre em contato com os editores da REP através do email institucional da revista (revistaestudospolíticos@gmail.com).

Organizador:

Elvis Mendes. Doutor em Ciência Política pelo PPGCP da Universidade Federal Fluminense.

Cronograma:

25/10/2022: Abertura da chamada

25/01/2023: Prazo para envio dos resumos

25/04/2023: Prazo para envio das submissões completas

Julho de 2023: Publicação do Dossiê