Processo e Critérios de Avaliação

Para a publicação dos artigos são adotados critérios de mérito exclusivamente e processo de avaliação é idêntico para todos os artigos, inclusive para os encomendados pela Comissão Editorial. As etapas de avaliação são as seguintes.

Após a submissão, os artigo são submetidos a um parecer de pertinência (desk review). Neste momento, avalia-se acerca da adequação dos artigos à Política Editorial, ao Escopo e ao Objetivo REP. O prazo para o desk review é de até 30 dias, contados a partir da data de submissão, após o qual os autores receberão notícia sobre o resultado dessa primeira etapa.

O princípio de funcionamento da segunda etapa de avaliação dos manuscritos é o do duplo anonimato. Assim, os artigos aprovados na primeira etapa são submetidos a dois pareceristas  ad hoc. Uma terceira avaliação pode ser requerida caso os pareceres rivalizem. Da mesma forma, o texto pode ser reencaminhado para avaliação se for identificado conflito de interesse d e parte dos pareceristas. Nos casos de conflito de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira) entre editores, revisores e autores, membros externos e imparciais são envolvidos no processo de avaliação. Os critérios de qualidade e rigor dos argumentos, validade dos dados, oportunidade e relevância para sua área de pesquisa, atualidade e adequação das referências guiam as avaliações dos artigos. Há quatro resultados possíveis da segunda etapa: aprovado para publicação sem modificaçõesaprovado para publicação condicionada a modificaçõesrevisar e ressubmeter, e recusado. O terceiro resultado não vincula a REP a publicar o texto se houver ressubmissão. Da mesma forma, a REP não aceitará ressubmissões se os dois pareceristas ad hoc indicarem revisar e ressubmeter ou se um dos pareceristas recusar o artigo e a comissão editorial julgar o parecer adequado.

REP encaminhará, em prazo aproximado de seis (6) meses, uma carta de decisão sobre o manuscrito recebido, anexando, conforme o caso, os devidos pareceres.

Os manuscritos aos quais forem atribuídos um parecer aprovado e um revisar e ressubmeter deverão ser enviados a REP, com as adequações correspondentes, em atédias (90) a contar da ciência dos pareceres pelo autor. Exaurido este prazo, os manuscritos serão retirados da pauta da Comissão Editorial. Artigos com parecer aprovado para publicação condicionada a modificações deverão ser revisados e ressubmetidos em até trinta (30) dias. A Comissão Editorial se reserva a possibilidade de sugerir novas modificações quanto ao conteúdo ou à forma, de modo a adequar o artigo ao perfil editorial ou gráfico da revista.

A revista não acolhe traduções de artigos não inéditos do próprio autor.

Para mais informações, acesse Sobre a Revista.