FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E A PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO ANTIRRACISTA
Palabras clave:
Serviço Social, Formação Profissional, Questão étnico-racial, antirracismo, racismoResumen
O presente artigo tem o objetivo analisar a formação acadêmica em Serviço Social, colocando como pressuposto necessário dessa formação a questão étnico-racial que por muito se fez ausente no seio da categoria profissional. Na atual conjuntura social em que o racismo e a ideologia da democracia racial têm sido desmascarados, necessário se torna questionarmos a formação profissional que, se alinhada ao Projeto Ético-Político Profissional, estará atenta a essas questões e partirá de uma perspectiva antirracista, não corroborando para a reprodução das desigualdades raciais. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como de experiências vivenciadas propomos uma reflexão sobre o quanto a formação profissional deve ser continuada, com vistas a garantir os direitos da população negra que, historicamente, fora marginalizada.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).