Sobre a Revista
A RevistAleph, vinculada ao PPG em Educação da Universidade Federal Fluminense, não tem fins lucrativos. Publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros e também recebe propostas para números especiais que tratem os aspectos instituintes de Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura. Sua periodicidade regular é semestral (Mar/Abr e Out/Nov). O periódico se articula com a concepção de conhecimento aberto e de consciência coletiva que potencializa a participação democrática. Tem o Português (Brasil) como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em inglês, espanhol e francês. Foi avaliada pela CAPES, em 2019, como B1.
ISSN: 1807 6211.
Notícias
Novo prazo para submissão da edição nº 40
Chamada para novo número
Edição Atual

O período pandêmico revelou as diferentes exclusões que estávamos e estamos vivenciando no Brasil e no mundo. No ano de 2022, em especial no campo da educação, reafirmamos tempos de muitos reencontros, de re-ocupação dos espaços físicos onde se corporificam as vivências de ensinar aprendendo e aprender ensinando; fortalecendo a grande potencialidade de, a partir de uma visão progressista, vivenciarmos a grande festa da democracia. Mas, no sentido dialético em que flui a vida, 2022 também vem sendo um ano de angústias e tensões frente ao contexto de esgarçamento sócio-político e de afronta à Carta Magna de 1988.
A educação, em seus espaços institucionais de saberes e fazeres, se constitui como campo privilegiado para o exercício crítico e a abertura à diversidade, tratando de temas que podem estar excluídos ou destituídos do contexto escolar. A possibilidade de refletir e pensar com o outro corrobora a experiência democrática, que se compõe de modo relacional, intencional e estratégico.
Aos autores e autoras que contribuíram com suas reflexões e posicionamentos, manifestamos nossos sinceros agradecimentos.
Aos leitores, desejamos potentes reflexões que favoreçam a defesa da democracia e da educação.
Capa e Expediente
Equipe Editorial
Avaliadores desse número
Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação
Autores Convidados
Dossiê Temático
Experiências Instituintes
Pulsações e Questões Contemporâneas
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.