CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE PARA UM ESTUDANTE SURDOCEGO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Luiz Cláudio de Oliveira Antonio Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Rosana Prado Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.59862

Palavras-chave:

Surdocegueira, Ensino Superior, Educação Especial e Inclusiva

Resumo

O acesso à Educação de qualidade no Brasil, tanto na Educação Básica quanto Superior, tem sido um desafio constante nos últimos anos. Não é diferente esta realidade no tocante às pessoas com deficiência, tampouco às pessoas surdocegas, público ainda pouco visibilizado em atendimento nos níveis elementares de educação e principalmente nos níveis altos de formação. Nesse sentido, este estudo visou apresentar o percurso de um estudante surdocego no curso de Pedagogia de uma instituição especializada no atendimento de pessoas surdas sob o olhar da Coordenação de Curso da instituição. Para tal utilizamo-nos da ferramenta metodológica de estudo de caso por meio de entrevista com perguntas semiestruturadas, que permitem flexibilidade no roteiro e a possibilidade de novos questionamentos ao longo do processo. Tomamos por pressuposto Gil (2002), o qual salienta que tais características metodológicas configuram uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que envolve na maioria das vezes um levantamento bibliográfico, entrevistas e análise que fomentem melhor a compreensão do objeto estudado. Partimos ainda de dados dos Censos do Ensino Superior disponibilizados por instituições habilitadas para tal, bem como pesquisas que abordavam discussões em torno do Ensino Superior e o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência nestes espaços formativos. Os resultados revelaram que mesmo uma instituição experiente no atendimento de pessoas surdas percalços e dificuldades foram percebidas no processo de formação do estudante em questão. Apontam ainda para a necessidade de uma prática pedagógica específica, um olhar cuidadoso e técnico, bem como sensibilidade para entender as limitações e necessidades do estudante.

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Biografia do Autor

Luiz Cláudio de Oliveira Antonio, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Mestrando em Diversidade e Inclusão, pela Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF), Pedagogo e especialista em Docência no Ensino Superior e Educação de Surdos. Tradutor-Intérprete de Libras e Português, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (TILSP-INES). Professor II e Intérprete de Libras, na Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SME-NI). Colaborador e parecerista da Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade (UFBA).

Rosana Prado, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora Adjunta do Departamento do Ensino Superior/DESU do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES. Professora permanente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF. Possui experiência em ensino na Educação Básica e Superior, atuante na área de Educação Especial e Inclusiva há 30 anos. 

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Antonio, L. C. de O., & Prado, R. (2024). CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE PARA UM ESTUDANTE SURDOCEGO NO CURSO DE PEDAGOGIA. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.59862

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas