ADOLESCENTES, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O CAMINHO DA AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA INTRODUÇÃO

Autores

  • Daniela Nogueira Colégio Pedro II
  • Kátia Silva Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.60955

Palavras-chave:

Teoria Social Cognitiva, competências socioemcionais, autorregulação emocional, adolescentes, regulação emocional

Resumo

Resumo

O ensaio teórico objetiva apresentar correlações entre competências socioemocionais e autorregulação emocional. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica. O ensaio apresenta a seguinte estrutura: a) adolescência e saúde mental; b) o termo ‘socioemocional’ na legislação educacional; c) competências socioemocionais e o desafio para sua efetiva implementação na escola; d) panorama sobre a Teoria Social Cognitiva, autorregulação, autorregulação emocional, ansiedade acadêmica e ansiedade de provas; e) correlações entre as competências socioemocionais, a autorregulação emocional e as possibilidades na escola; f) considerações finais. Propõe-se que a autorregulação emocional seja um caminho viabilizador de questões emocionais com adolescentes no contexto escolar.

 

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Biografia do Autor

Daniela Nogueira, Colégio Pedro II

Mestre em Educação Básica pelo curso Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica , Colégio Pedro II. Orientadora: Dra. Kátia Regina Xavier da Silva (2022).

Autora do livro: "Eu sinto, tu, sentes, nós conhecemos? Diálogos sobre autorregulação emocional na Educação Física Escolar".

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II , Rio de Janeiro, Brasil. Especializada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho.

Graduada em Licenciatura Plena na área de Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2002). 

Kátia Silva, Colégio Pedro II

Pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase nos temas Educação Médica e Educação em Saúde no espaço escolar. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em Educação pela UERJ. É Pedagoga e Licenciada em Educação Física pela UFRJ. É Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II (CPII), com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII) e no curso de especialização em Residência Docente (PRD-CPII). É pesquisadora da Linha de Pesquisa Prática Docente e Formação Continuada do MPPEB-CPII. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisas e Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII.

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

Maria dos Santos Nogueira, D., & Regina Xaxier da Silva, K. . (2024). ADOLESCENTES, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O CAMINHO DA AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA INTRODUÇÃO. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.60955

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas