ADOLESCENTES, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O CAMINHO DA AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA INTRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.60955Palavras-chave:
Teoria Social Cognitiva, competências socioemcionais, autorregulação emocional, adolescentes, regulação emocionalResumo
Resumo
O ensaio teórico objetiva apresentar correlações entre competências socioemocionais e autorregulação emocional. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica. O ensaio apresenta a seguinte estrutura: a) adolescência e saúde mental; b) o termo ‘socioemocional’ na legislação educacional; c) competências socioemocionais e o desafio para sua efetiva implementação na escola; d) panorama sobre a Teoria Social Cognitiva, autorregulação, autorregulação emocional, ansiedade acadêmica e ansiedade de provas; e) correlações entre as competências socioemocionais, a autorregulação emocional e as possibilidades na escola; f) considerações finais. Propõe-se que a autorregulação emocional seja um caminho viabilizador de questões emocionais com adolescentes no contexto escolar.
Downloads
Referências
AZZI, Roberta G. Introdução à Teoria Social Cognitiva. Série Teoria Social Cognitiva em Contexto Educativo. v 1. São Paulo: Casa do Psicólogo, v. 1, 2014.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (versão atualizada). Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca-2023.pdf Acesso em: 13 dez.2023.
BRASIL. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying Acesso em: 14 dez. 2023.
BRASIL. Imprensa Nacional. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Publicado em 22/11/2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/e5fcH. Acesso em 19 agosto 2020.
BRASIL. Estatuto da Juventude. Brasília, 2013. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/509232/001032616.pdf Acesso em: 13 dez. 2023.
BRITO, I. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 208–14, 2011. DOI: 10.32385/rpmgf.v27i2.10842. Disponível em: https://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842. Acesso em: 14 dez. 2023.
BZUNECK, José Aloyseo. Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem. ETD-Educação Temática Digital, v. 20, n. 4, p. 1059-1075, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650251 Acesso em: 14 outubro 2023.
CAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi. Intervenção em estresse, enfrentamento e habilidades sociais: desempenho de estudantes do ensino médio profissionalizante no ENEM. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/147ffee4-3596-4c0a-8474-79c7d3be5ef0/content Acesso em: 22 mar. 2024
CRUVINEL, Miriam; BORUCHOVITCH, Evely. Como promover a autorregulação emocional de crianças e adolescentes no contexto educacional? In: BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (Orgs). Aprendizagem autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Editora Vozes, p. 96-119, 2019.
FELICORI, Carolina Moreira. Estratégias de aprendizagem, compreensão leitora e regulação emocional: relações com o sucesso de estudantes no ingresso no Ensino Médio. 2017. 1 recurso online (136 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332425?mode=full. Acesso em 26 jun. 2020.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira; SILVA, Andressa Melina Becker; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio. Psicologia Argumento, v. 34, n. 84, 2017. Disponível em: https://encurtador.com.br/apelD. Acesso em: 10 set. 2023.
GROLLI, Verônica; WAGNER, Marcia Fortes; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo , v. 9, n. 1, p. 87-103, jun. 2017 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-50272017000100007&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 14 dez. 2023.
GROSS, James J. Emotion regulation: Current status and future prospects. Psychologicalinquiry, v. 26, n. 1, p. 1-26, 2015. Disponível em: http://www.johnnietfeld.com/uploads/2/2/6/0/22606800/gross_2015.pdf Acesso em: 06 dez.2023
GROSS, James J. Emotion regulation. In: Lewis J.; Barret L.F. Handbook of emotions. Nova York: Guildford, , 2008. p. 497-512. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=1488dbc63973d268e9918fc16844f468221d42fd Acesso em: 22 mar. 2024.
GROSS, James J.; RICHARDS, Jane M.; JOHN, Oliver P. Emotion regulation in everyday life. 2006.In: In D. K. Snyder, J. Simpson, & J. N. Hughes (Eds.), Emotion regulation in couples and families: Pathways to dysfunction and health (p. 13–35). American Psychological Association. Disponível em: https://doi.org/10.1037/11468-001 Acesso em: 12 agosto 2020.
GROSS, James J. Emotion regulation: Affective, cognitive, and social consequences. Psychophysiology, v. 39, n. 3, p. 281-291, 2002. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1017/S0048577201393198 Acesso em: 12 agosto 2020.
IAOCHITE, Roberto Tadeu (Org). et. al. Teoria social cognitiva e Educação Física: diálogos com a prática / São Paulo: CREF4/SP, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019 Rio de Janeiro: IBGE, 2019.197p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101955.pdf . Acesso em 13 dez. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.132p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf . Acesso em 18 agosto 2023.
LARA, Gianna de; SARAIVA, Eduardo Steindorf; COSSUL, Danielli. Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 49, e249711, 2023 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100611&lng=pt&nrm=iso.Acesso em:13 dez. 2023.
MOREIRA et al. Autorregulação: elementos para pensar a prática pedagógica. In: SILVA, K.R.X.; MOREIRA, M. R. (orgs). Teoria Social Cognitiva e a formação do professor pesquisador: reflexões, pesquisas e práticas. Série: Desafios, Possibilidades e Práticas na Educação Básica. Volume 2. Curitiba: Editora CRV, 2016.
MÜHLEN, M., STECHMAN, M.,AERTS, D., PALAZZO, L., ALVES, G., CÂMARA, S. Estratégias de enfrentamento de situações estressantes e satisfação com a vida entre adolescentes escolares do suldo Brasil. Revista de Iniciação Científica,11,77-85, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/490/693 Acesso em 25 setembro 2023.
NOGUEIRA, D.M.S;SILVA,K.R.X. Eu sinto, tu sentes, nós conhecemos? Diálogos sobre autorregulação emocional na Educação Física Escolar. 1.ed. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2023.
NOGUEIRA, D.M.S. Autorregulação Emocional no Ensino Médio: uma proposta para as aulas de Educação Física Escolar. (Mestrado). Rio de Janeiro: MPPEB, 2022. 157f. Disponível em: https://encurtador.com.br/VE2Ge. Acesso em: 22 mar. 2024.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Estudos da OCDE sobre competências - Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. São Paulo: Fundação Santillana, 2015. Disponível em: https://abrir.link/GVCkR. Acesso em: 21 julho 2023.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Life skills education school handbook. Preventionofnoncommunicablediseases. 4 de maio de 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240005020 Acesso em: 24 setembro 2023.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Saúde mental : nova concepção, nova esperança. 1 ed. Lisboa: Climepsi; 2002.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, 2022. Saúde mental dos adolescentes. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes Acesso em: 13 dez.2023
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, 2021. Depressão. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao Acesso em: 14 dez.2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Ação Global Acelerada para a Saúde de Adolescentes (AA-HA!): guia de orientação para apoiar a implementação pelos países. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde, 2018.
PEKRUN, Reinhard et al. Academic emotions in students' self-regulated learning and achievement: a program of qualitative and quantitative research. Educational psychologist, v. 37, n. 2, p. 91-105, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15326985EP3702_4 Acesso em: 14 outubro 2020.
SANTOS, K. M. R.; AZEVEDO, R. A.; LIMA, R. A. S. Depressive and anxiety disorders in high school students. Research, Society andDevelopment, [S. l.], v. 12, n. 5, p. e8912541539, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i5.41539. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41539Acesso em: 13 dez.. 2023.
SENADO FEDERAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Coordenação de EdiçõesTécnicas, 2017. .Disponível em: https://abrir.link/8Su94. Acesso em: 19 agosto 2020.
SHAKIR, Mohd. Academic anxiety as a correlate of academic achievement. Journal of Education and Practice, v. 5, n. 10, p. 29-36, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/234635584.pdf Acesso em: 22 mar. 2024.
SILVA, Jamille Gabriela Cunha da; GARCIA, Luciana Amaral; RAMOS, Maély Ferreira Holanda. Autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva: uma revisão integrativa. Comunicações, v. 28, n. 2, p. 21-41, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704378/2583 Acesso em: 13 dez.2023.
SOUZA, Cleide Maria. Ansiedade e desempenho escolar no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado em Educação). Pouso Alegre: Univás, 2020. 80f. Orientação: Profa. Dra. Neide de Brito Cunha. Disponível em: http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/169.pdf Acesso em: 09 out. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Nogueira, Kátia Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).