ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM FENÔMENO A CONHECER
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38940Resumo
Resumo: O artigo aborda as Altas Habilidades ou Superdotação
(AH/SD) discutido a partir da legislação brasileira e das definições
estabelecidas por especialistas. Através de uma retrospectiva das leis
relativas à Educação Especial, está atento à terminologia utilizada no
senso comum, aos obstáculos epistemológicos para a conceituação do
tema e à descrição de características, capacidades, habilidades e
aptidões que circundam a busca de uma definição e terminologia que
seja consenso para os que atuam na área de produção de
conhecimento/atenção/educação e demais ações direcionadas à
pessoa com AH/SD.
Palavras Chaves: Altas Habilidades/ Superdotação; Obstáculos
Epistemológicos; Legislação.
Abstract : The article discusses the phenomenon of giftedness or High
Ability (AH / SD) discussed from the Brazilian legislation and definitions
established by experts. Through a retrospective laws relating to Special
Education is aware of the terminology used in the common sense, the
epistemological obstacles to the conceptualization of the theme and
description of features, capacities, skills and abilities that surround the
search for a definition and terminology to be consensus those working
in the area of knowledge production / care / education and other
actions aimed at the person with AH / SD.
Keywords: High Skills /giftedness; Epistemological obstacles;
Legislation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Renata Siqueira T. Borba, Lucia de Mello e S. Lehmann, Edson Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).