ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM FENÔMENO A CONHECER

Auteurs

  • Renata Siqueira T. Borba UFF
  • Lucia de Mello e S. Lehmann UFF
  • Edson Pereira da Silva UFF

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38940

Résumé

Resumo: O artigo aborda as Altas Habilidades ou Superdotação
(AH/SD) discutido a partir da legislação brasileira e das definições
estabelecidas por especialistas. Através de uma retrospectiva das leis
relativas à Educação Especial, está atento à terminologia utilizada no
senso comum, aos obstáculos epistemológicos para a conceituação do
tema e à descrição de características, capacidades, habilidades e
aptidões que circundam a busca de uma definição e terminologia que
seja consenso para os que atuam na área de produção de
conhecimento/atenção/educação e demais ações direcionadas à
pessoa com AH/SD.


Palavras Chaves: Altas Habilidades/ Superdotação; Obstáculos
Epistemológicos; Legislação.


Abstract : The article discusses the phenomenon of giftedness or High
Ability (AH / SD) discussed from the Brazilian legislation and definitions
established by experts. Through a retrospective laws relating to Special
Education is aware of the terminology used in the common sense, the
epistemological obstacles to the conceptualization of the theme and
description of features, capacities, skills and abilities that surround the
search for a definition and terminology to be consensus those working
in the area of knowledge production / care / education and other
actions aimed at the person with AH / SD.


Keywords: High Skills /giftedness; Epistemological obstacles;
Legislation.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-07-30

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##