MATEMÁTICA MODERNA NO CURSO PARA PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL EM NATAL/RN (1971) E NO COLÉGIO ATHENEU NORTE-RIO-GRANDENSE (1970): ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38946Resumo
Resumo: Neste artigo, apresentamos e descrevemos vestígios
encontrados acerca do ensino de Matemática no RN, durante a década
de 1970, relacionados à Matemática Moderna. Estes vestígios foram
evidenciados no curso para professores da Escola Normal que houve
em Natal/RN (1971), bem como nas aulas de Matemática no Colégio
Atheneu (1970). Para elaborar esta história, respaldamo-nos em
pressupostos teóricos da História Cultural. Analisamos as fontes
escritas e orais que utilizamos, classificamos os documentos e
empregamos a intertextualidade, buscando regularidades e
distanciamentos entre as fontes.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Matemática Moderna. Escola Normal.
Abstract: In this article, we present and describe traces found on the
teaching of Mathematics in RN, during the 70’s, related to Modern
Mathematics. These traces were detected in the course for Teachers in
Normal Schools who were in Natal/ RN (1971), as well as in
mathematics classes at the College Atheneu (1970). To elaborate this
story, we used as theoretical foundation assumptions of Cultural
History. We analyzed the written and oral sources we used, classified
documents and used intertextuality, seeking regularities and
differences between the sources.
KEY-WORDS: Teaching. Modern Mathematics. Normal School.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Liliane dos Santos Gutierre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).