MATEMÁTICA MODERNA NO CURSO PARA PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL EM NATAL/RN (1971) E NO COLÉGIO ATHENEU NORTE-RIO-GRANDENSE (1970): ALGUMAS REFLEXÕES

Auteurs

  • Liliane dos Santos Gutierre UFRN

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38946

Résumé

Resumo: Neste artigo, apresentamos e descrevemos vestígios
encontrados acerca do ensino de Matemática no RN, durante a década
de 1970, relacionados à Matemática Moderna. Estes vestígios foram
evidenciados no curso para professores da Escola Normal que houve
em Natal/RN (1971), bem como nas aulas de Matemática no Colégio
Atheneu (1970). Para elaborar esta história, respaldamo-nos em
pressupostos teóricos da História Cultural. Analisamos as fontes
escritas e orais que utilizamos, classificamos os documentos e
empregamos a intertextualidade, buscando regularidades e
distanciamentos entre as fontes.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Matemática Moderna. Escola Normal.


Abstract: In this article, we present and describe traces found on the
teaching of Mathematics in RN, during the 70’s, related to Modern
Mathematics. These traces were detected in the course for Teachers in
Normal Schools who were in Natal/ RN (1971), as well as in
mathematics classes at the College Atheneu (1970). To elaborate this
story, we used as theoretical foundation assumptions of Cultural
History. We analyzed the written and oral sources we used, classified
documents and used intertextuality, seeking regularities and
differences between the sources.


KEY-WORDS: Teaching. Modern Mathematics. Normal School.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-07-30