MEMÓRIA E DOR NO PROCESSO DE REINVENÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38984Resumo
Resumo:
Partimos da estética do cinema para tratar de questões silenciadas no contexto da escola, mas que permanecem pulsantes em nós. Questões que ao serem extraídas dos processos educativos desapossam alunos e professores da experiência educativa de pensar a vida em toda a sua potência e intensidade, produzindo um abismo entre o que se aprende na escola e o que experimentamos na vida. Diálogo esse, que consideramos inevitável ao processo de auto formação que contemple a condição humana em sua complexidade.
Palavras-chave: cinema, estética, Educação
Resumen:
Se parte de la estética del cine para abordar cuestiones silenciadas en el contexto de la escuela, que siguen pulsando en nosotros. Preguntas que debe ser extraído de los procesos educativos desapossam estudiantes y profesores de la experiencia educativa de pensar acerca de la vida en toda su fuerza e intensidad, produciendo una brecha entre lo que se aprende en la escuela y lo que experimentamos en la vida. Este diálogo, que consideramos inevitable en el proceso de autoformación que se ocupa de la condición humana en toda su complejidad.
Palabras clave: cine, estética, educación
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rose Clair Pochain Matela, Dagmar de Mello e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).