DESIGUALDADE E POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39002Resumo
Desigualdades e Políticas de Inclusão na Educação Superior no Brasil e na Argentina: limites, possibilidades e desafios
O artigo realiza um estudo comparado da educação superior no Brasil e
na Argentina, traçando um panorama atual da educação superior nos
dois países, com enfoque no acesso e permanência no ensino superior
como forma de inclusão social. São abordadas as desigualdades no
acesso e as políticas de inclusão e democratização da educação superior,
nos dois países. Neste texto, a democratização da educação superior é
vista como condição indispensável para a superação das desigualdades e
para o alcance do desenvolvimento humano sustentável, com eqüidade
e justiça social.
Palavras-chave: Educação superior; desigualdades; políticas de inclusão;
Brasil; Argentina.
Abstract:
The article aims to conduct a comparative study of the higher education
in Brazil and Argentina, tracing a current landscape of higher education
in the two countries, with focus on access and stay in higher education as
form of social inclusion. Will be covered the inequalities in access and
inclusion policies and democratization of higher education, in the two
countries. In this text, the democratization of higher education is seen as
a prerequisite for overcoming inequalities and to the achievement of
sustainable human development with equity and social justice.
Key words: Higher education; inequalities; inclusion policies; Brasil;
Argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria de Fátima Costa de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).