DESIGUALDADE E POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Auteurs

  • Maria de Fátima Costa de Paula UFF

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39002

Résumé

Desigualdades e Políticas de Inclusão na Educação Superior no Brasil e na Argentina: limites, possibilidades e desafios


O artigo realiza um estudo comparado da educação superior no Brasil e
na Argentina, traçando um panorama atual da educação superior nos
dois países, com enfoque no acesso e permanência no ensino superior
como forma de inclusão social. São abordadas as desigualdades no
acesso e as políticas de inclusão e democratização da educação superior,
nos dois países. Neste texto, a democratização da educação superior é
vista como condição indispensável para a superação das desigualdades e
para o alcance do desenvolvimento humano sustentável, com eqüidade
e justiça social.


Palavras-chave: Educação superior; desigualdades; políticas de inclusão;
Brasil; Argentina.

Abstract:
The article aims to conduct a comparative study of the higher education
in Brazil and Argentina, tracing a current landscape of higher education
in the two countries, with focus on access and stay in higher education as
form of social inclusion. Will be covered the inequalities in access and
inclusion policies and democratization of higher education, in the two
countries. In this text, the democratization of higher education is seen as
a prerequisite for overcoming inequalities and to the achievement of
sustainable human development with equity and social justice.


Key words: Higher education; inequalities; inclusion policies; Brasil;
Argentina.

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Publiée

2012-12-01

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