AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E O SUJEITO DO FRACASSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39004Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar o sujeito do fracasso escolar,
apontando como esse sujeito é incluído nos processos educacionais a partir das
políticas públicas de Educação Inclusiva e, paradoxalmente, excluído sob a
condição de fracassado escolar. Conclui-se que a escola vem desconsiderando a
identidade sociocultural de seus alunos, o que gera um custo negativo para os
processos educacionais e contribui para a disseminação da cultura do fracasso
escolar.
Palavras-chave: Fracasso escolar; Educação Inclusiva; Exclusão Social.
Abstract
The purpose of this paper is the subject of school failure, pointing out how this
subject is included in the educational process from public policy of Inclusive
Education and paradoxically excluded under the condition of school failure. We
conclude that the school is ignoring the social and cultural identity of their
students, which creates a negative cost to the educational process and
contributes to the dissemination of the culture of school failure.
Keywords: School failure; Inclusive Education; Social Exclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Luiz Antonio Gomes Senna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).