EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM BARRA DE SÃO JOÃO DEVIRES DE UMA COLEÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i14.39021Resumo
A coleção de Paulo Pardal e Lully de Carvalho, instalada em Barra de São João (município de Casimiro de Abreu/RJ) foi constituída ao longo de mais de 50 anos. Composta por objetos e mobílias das fazendas da Região dos Lagos/RJ, moedas, instrumentos de trabalho, ex-votos, carrancas, indumentárias, armas, objetos de arte e outros tantos, muitos são reveladores da vida cotidiana de um Brasil que já não mais existe. Tais bens culturais mantêm latente informação, sentidos e valores que justificam sua categorização como patrimônio histórico e/ou artístico. Analisada e organizada para se tornar a principal ferramenta para ações educativas na área de preservação do patrimônio cultural, essa coleção é o ponto de partida de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense – UFF que visa dar função social a essa coleção privada. Considera-se nesse projeto que conhecer o passado não é um fim em si mesmo, mas um meio para se pensar a transformação social e contribuir na formação de sujeitos históricos capazes de inventar seu próprio futuro. Pretende-se viabilizar um equipamento cultural que permita visitas e oficinas previamente agendadas. A aproximação do público aos objetos da coleção pode favorecer sua re-significação e provocar a compreensão e re-elaboração de seus sentidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Vittoria de Carvalho Pardal, Adriana Russi T. de Mello, Ana Luiza Cordeiro de M. Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).