GÊNEROS DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PRÁTICAS E BRINCADEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i19.39068Resumo
Resumo
Neste artigo nos propomos a relatar, a partir de cenas de prática e
narrativas de brincadeiras, experiências sobre a linguagem escrita e os
modos de vivenciá-las nos espaços de educação infantil, tendo como
referência o trabalho com os gêneros do discurso (Bakhtin, 2003) e seus
suportes. O texto aborda a investigação sobre a relação dialógica entre
brincadeiras e experiências com os gêneros do discurso, revelando que
nas ações das crianças, desde cedo, há uma busca por compreender e
participar da cultura linguística.
Palavras-chave: Educação Infantil; práticas de leitura e escrita; gêneros
do discurso; brincadeiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Natasha Pitanguy de Abrantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).