FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39081Resumo
A partir da experiência do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita, o qual congrega professoras/es em torno de questões sobre a prática alfabetizadora, discutimos o desafio de um processo de formação centrado na dialogicidade como alternativa a modelos formativos que tendem a hierarquizar professores da escola básica e da universidade, vistos como aqueles que aplicam e aqueles que produzem conhecimentos, respectivamente. Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e da construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de modo outro. Buscamos, portanto, socializar ações vividas e refletidas em espaços de formação docente instituintes, reafirmando a escola em sua potência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro, Jacqueline de F. dos Santos Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).