FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio
  • Tiago Ribeiro
  • Jacqueline de F. dos Santos Morais

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39081

Resumo

A partir da experiência do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita, o qual congrega professoras/es em torno de questões sobre a prática alfabetizadora, discutimos o desafio de um processo de formação centrado na dialogicidade como alternativa a modelos formativos que tendem a hierarquizar professores da escola básica e da universidade, vistos como aqueles que aplicam e aqueles que produzem conhecimentos, respectivamente. Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e da construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de modo outro. Buscamos, portanto, socializar ações vividas e refletidas em espaços de formação docente instituintes, reafirmando a escola em sua potência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Sanches Sampaio, C., Ribeiro, T., & de F. dos Santos Morais, J. (2014). FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. RevistAleph, (22). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39081

Edição

Seção

Experiências Instituintes