FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39081Resumo
A partir da experiência do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita, o qual congrega professoras/es em torno de questões sobre a prática alfabetizadora, discutimos o desafio de um processo de formação centrado na dialogicidade como alternativa a modelos formativos que tendem a hierarquizar professores da escola básica e da universidade, vistos como aqueles que aplicam e aqueles que produzem conhecimentos, respectivamente. Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e da construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de modo outro. Buscamos, portanto, socializar ações vividas e refletidas em espaços de formação docente instituintes, reafirmando a escola em sua potência.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro, Jacqueline de F. dos Santos Morais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).