ESPIRITUALIDADE DESDE O PONTO DE VISTA FILOSÓFICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39089Resumo
O artigo trata dos nexos que tecem Espiritualidade e Filosofia percorrendo o caminho das significações atribuídas ao termo “alma”. Aborda aspectos históricos da noção de alma nas antigas tradições. Trata do surgimento da noção do Si Mesmo nos textos do Antigo Testamento e o surgimento da noção de Eu. Mostra aspectos que ligam a alma ao Coração, símbolo e representação máxima de todas as entranhas da vida. Tece correlação entre o coração e a noção de Ser, instância, segundo Heidegger, na qual o ser em seu apelo se faz ouvir: propriedade do si mesmo, casa do homem, estado de presença de si para si. Na abertura do homem para o si mesmo a experiência da verdade como doação de si pode ou não vir a acontecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Verónica Pascucci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).