ESPIRITUALIDADE DESDE O PONTO DE VISTA FILOSÓFICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39089Résumé
O artigo trata dos nexos que tecem Espiritualidade e Filosofia percorrendo o caminho das significações atribuídas ao termo “alma”. Aborda aspectos históricos da noção de alma nas antigas tradições. Trata do surgimento da noção do Si Mesmo nos textos do Antigo Testamento e o surgimento da noção de Eu. Mostra aspectos que ligam a alma ao Coração, símbolo e representação máxima de todas as entranhas da vida. Tece correlação entre o coração e a noção de Ser, instância, segundo Heidegger, na qual o ser em seu apelo se faz ouvir: propriedade do si mesmo, casa do homem, estado de presença de si para si. Na abertura do homem para o si mesmo a experiência da verdade como doação de si pode ou não vir a acontecer.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Verónica Pascucci 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).