DA LEI À LIDA: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39104Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os primeiros dados referentes à formação dos 23 pedagogos de um Instituto Federal mineiro, assim como comparar e discutir o que se apresenta no âmbito legal e o que se efetiva na atuação desse profissional. Para a coleta de dados, foram utilizados sítios eletrônicos de consulta pública e documentos institucionais. Os resultados apontam que: há necessidade de maior investimento da instituição na formação continuada dos pedagogos; o trabalho desses profissionais ainda oscila entre o educacional e o administrativo, sobrepondo, frequentemente, o segundo em detrimento do primeiro; e há um distanciamento entre o que se propõe na formação do pedagogo e o que se efetiva no contexto analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Patrícia Vieira Bonfim, Debora Mota Marques, Geovani Falconi Glória
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).