DA LEI À LIDA: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39104Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os primeiros dados referentes à formação dos 23 pedagogos de um Instituto Federal mineiro, assim como comparar e discutir o que se apresenta no âmbito legal e o que se efetiva na atuação desse profissional. Para a coleta de dados, foram utilizados sítios eletrônicos de consulta pública e documentos institucionais. Os resultados apontam que: há necessidade de maior investimento da instituição na formação continuada dos pedagogos; o trabalho desses profissionais ainda oscila entre o educacional e o administrativo, sobrepondo, frequentemente, o segundo em detrimento do primeiro; e há um distanciamento entre o que se propõe na formação do pedagogo e o que se efetiva no contexto analisado.
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(c) Tous droits réservés Patrícia Vieira Bonfim, Debora Mota Marques, Geovani Falconi Glória 2015
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