VIOLÊNCIA E PAZ: PALAVRAS DE ORDEM NA PAUTA DA POLÍTICA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39114Resumo
Este trabalho destaca a centralidade que o binômio
violência-paz tem ocupado em parte signiicativa das ações
propostas no contexto escolar, problematizando a constituição
da violência como o maior problema do campo educacional na
atualidade. Evidencia também as articulações destas práticas
com os processos criminalização dos pobres, sobretudo no que
se refere à juventude moradora das favelas. Como
contraponto, propõe que o que corriqueiramente se percebe
como violência nas escolas possa ser analisado como recusa e
contestação ao que vem sendo ofertado à população através
desta instituição. Neste caminho, a genealogia foucaultiana é
uma importante ferramenta de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Viviane Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).