VIOLÊNCIA E PAZ: PALAVRAS DE ORDEM NA PAUTA DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Viviane Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39114

Resumo

Este trabalho destaca a centralidade que o binômio
violência-paz tem ocupado em parte signiicativa das ações
propostas no contexto escolar, problematizando a constituição
da violência como o maior problema do campo educacional na
atualidade. Evidencia também as articulações destas práticas
com os processos criminalização dos pobres, sobretudo no que
se refere à juventude moradora das favelas. Como
contraponto, propõe que o que corriqueiramente se percebe
como violência nas escolas possa ser analisado como recusa e
contestação ao que vem sendo ofertado à população através
desta instituição. Neste caminho, a genealogia foucaultiana é
uma importante ferramenta de trabalho.

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

Silva, V. P. da. (2015). VIOLÊNCIA E PAZ: PALAVRAS DE ORDEM NA PAUTA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. RevistAleph, (24). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39114