VIOLÊNCIA E PAZ: PALAVRAS DE ORDEM NA PAUTA DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Auteurs

  • Viviane Pereira da Silva

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39114

Résumé

Este trabalho destaca a centralidade que o binômio
violência-paz tem ocupado em parte signiicativa das ações
propostas no contexto escolar, problematizando a constituição
da violência como o maior problema do campo educacional na
atualidade. Evidencia também as articulações destas práticas
com os processos criminalização dos pobres, sobretudo no que
se refere à juventude moradora das favelas. Como
contraponto, propõe que o que corriqueiramente se percebe
como violência nas escolas possa ser analisado como recusa e
contestação ao que vem sendo ofertado à população através
desta instituição. Neste caminho, a genealogia foucaultiana é
uma importante ferramenta de trabalho.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2015-12-10