AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS POR CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO VISUAL

Autores

  • Rosana Prado
  • Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39155

Resumo

RESUMO
Este estudo se volta para o letramento visual de alunos surdos, sob a perspectiva do respeito à Língua de Sinais como primeira língua e ao Português, escrito como segunda língua, dos alunos surdos brasileiros. Tem como objetivo refletir sobre o letramento desses alunos, considerando o desenvolvimento da linguagem e pensamento, a importância da língua de sinais e da língua portuguesa e o letramento visual como caminho para pensar as necessidades educacionais de alunos surdos. Para tal, enfatizou a importância de estratégias visuais que
potencializem a aprendizagem desses alunos considerando suas especificidades de aprendizagem como indivíduos capazes de participar da sociedade em que vivem.


Palavras-chave: Letramento visual, educação de surdos, libras, língua portuguesa

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Prado, R., & Macedo, J. L. M. F. de. (2016). AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS POR CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO VISUAL. RevistAleph, (26). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39155

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas