A LDBEN, AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PACTO FEDERATIVO: DESAFIOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39168Resumo
Este artigo trata da formação de professores tendo como referência a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Procuramos analisar os artigos
relacionados com o tema e suas influências em outras legislações e políticas
educacionais. Destacamos a ênfase na formação continuada, encarada como eixo
estratégico para a melhoria da qualidade da educação, e apresentamos alguns
programas de formação realizados a partir da promulgação da lei, destacando a
proposta de pacto federativo para efetivá-los. Procuramos identificar as concepções
de formação que os documentos legais apresentam e apontar algumas breves
análises dos desafios e entraves na implementação de propostas formativas. E
ainda, propomos uma reflexão sobre o trabalho realizado na universidade voltado
para a educação básica e sobre a necessidade de conceber um outro paradigma de formação, que tenha como meta o fortalecimento do protagonismo docente.
Palavras-chave: LDB 9394/96, políticas de formação continuada de professores,
pacto federativo, universidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fernanda de Araújo Frambach, Ludmila Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).