CIDADANIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39178Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento no curso de mestrado em
educação e objetiva convidar o leitor a refletir sobre os discursos oficiais
hegemônicos que asseguram o direito à educação. Mais especificamente, o conceito
de cidadania será problematizado à luz de algumas legislações educacionais
brasileiras, partindo do pressuposto de uma perspectiva discursiva monológica e
universalista que não considera as diferentes realidades sociais em suas
perspectivas políticas e econômicas. Como pauta, foram elencadas algumas
legislações que tratam do direito à Educação, em especial, à Educação Infantil, após
a Constituição de 1988.
Palavras-chave: Cidadania, discurso, legislação, Educação Infantil
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fabiana Nery de Lima Pessanha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).