CIDADANIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Fabiana Nery de Lima Pessanha

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39178

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento no curso de mestrado em
educação e objetiva convidar o leitor a refletir sobre os discursos oficiais
hegemônicos que asseguram o direito à educação. Mais especificamente, o conceito
de cidadania será problematizado à luz de algumas legislações educacionais
brasileiras, partindo do pressuposto de uma perspectiva discursiva monológica e
universalista que não considera as diferentes realidades sociais em suas
perspectivas políticas e econômicas. Como pauta, foram elencadas algumas
legislações que tratam do direito à Educação, em especial, à Educação Infantil, após
a Constituição de 1988.


Palavras-chave: Cidadania, discurso, legislação, Educação Infantil

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Pessanha, F. N. de L. (2016). CIDADANIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. RevistAleph, (27). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39178