A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AS PRÁTICAS E TEORIAS

Autores

  • Edith Ione dos Santos Frigotto
  • Eunice Shilling Trein
  • Marcos Pinheiro Barreto
  • Maria Teresa Esteban do Valle
  • Mylene Cristina Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39211

Palavras-chave:

Formação docente, Currículo, Pedagogia,

Resumo

Este artigo discute a relação entre prática e teoria na formação docente do Curso de Pedagogia da UFF, destacando o papel do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP). A fim de traçarmos o processo de formação que temos e o processo de formação que queremos, apresentamos o histórico do processo de implantação do componente curricular no curso de Pedagogia da UFF e retomamos as concepções e práxis explicitadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de graduação, que se concentram em quatro dimensões de formação do pedagogo: profissional, estética, epistemológica e política. Finalmente, tecemos considerações sobre os cenários atuais, destacando o panorama político e o perfil dos nossos estudantes

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Referências

FEUFF. Diagnóstico da comissão PPE/PPP. Niterói, 2014.

FEUFF. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.feuff.uff.br/index.php/curriculos Acesso em: 20 jun. 2016.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Ione dos Santos Frigotto, E., Shilling Trein, E., Pinheiro Barreto, M., Teresa Esteban do Valle, M., & Cristina Santiago, M. (2017). A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AS PRÁTICAS E TEORIAS. RevistAleph. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39211