INFÂNCIAS CARIOCAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM CONEXÃO COM O CORPO, A NATUREZA E O EMPODERAMENTO POLÍTICO. CARIOCIAN CHILDREN: A TRAINING EXPERIENCE IN CONNECTION WITH THE BODY, NATURE AND POLITICAL EMPOWERMENT.

Autores

  • Kátia Bizzo Schaefer
  • Adrianne Ogêda Guedes
  • Léa Tiriba

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39227

Palavras-chave:

Empoderamento político, Conexão com a natureza, Lugares do corpo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o Projeto de Extensão Infâncias Cariocas, dando destaque ao contexto político de sua proposição e apontando perspectivas para a pesquisa sobre formação docente empoderadora. O Infâncias Cariocas compreende a oferta de três cursos voltados para professoras das redes públicas e conveniadas do Estado do Rio de Janeiro. Sua realização se dá num contexto em que escasseiam os recursos para a Educação, em função da aprovação da PEC 55 pelo Congresso Nacional. Diante deste fato, e da necessidade de dar continuidade aos projetos de formação desenvolvidos pelo MEC, em parceria com IES de todo o Brasil, é que decidimos, na UNIRIO, realizar cursos de curta duração, versando sobre os temas Lugares do corpo, Políticas do cotidiano e Crianças da natureza. As temáticas nos interrogam sobre a macropolítica que mascara a coerção micropolítica cotidiana, aprisionando os corpos e desconectando-os da natureza, em flagrante desrespeito às definições das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental de 2012. A oferta dos cursos tem o objetivo de manter vivos os laços de proximidade político-afetiva entre a Universidade e os profissionais que atuam na ponta, mobilizando-os no que diz respeito aos princípios teóricopráticos do campo das políticas públicas de Educação Infantil, da percepção do corpo e da conexão com a natureza. Neste trabalho pretendemos também explicitar as bases metodológicas da proposta de formação, que denominamos como teórico-brincante, na medida em que articulam apropriação teórica e processos de empoderamento grupal, com proximidade da natureza e vivências dançantes e musicais, nas experiências cotidianas na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Schaefer, K. B., Guedes, A. O., & Tiriba, L. (2017). INFÂNCIAS CARIOCAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM CONEXÃO COM O CORPO, A NATUREZA E O EMPODERAMENTO POLÍTICO. CARIOCIAN CHILDREN: A TRAINING EXPERIENCE IN CONNECTION WITH THE BODY, NATURE AND POLITICAL EMPOWERMENT. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39227