INFÂNCIAS CARIOCAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM CONEXÃO COM O CORPO, A NATUREZA E O EMPODERAMENTO POLÍTICO. CARIOCIAN CHILDREN: A TRAINING EXPERIENCE IN CONNECTION WITH THE BODY, NATURE AND POLITICAL EMPOWERMENT.
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39227Mots-clés :
Empoderamento político, Conexão com a natureza, Lugares do corpo.Résumé
O objetivo deste trabalho é apresentar o Projeto de Extensão Infâncias Cariocas, dando destaque ao contexto político de sua proposição e apontando perspectivas para a pesquisa sobre formação docente empoderadora. O Infâncias Cariocas compreende a oferta de três cursos voltados para professoras das redes públicas e conveniadas do Estado do Rio de Janeiro. Sua realização se dá num contexto em que escasseiam os recursos para a Educação, em função da aprovação da PEC 55 pelo Congresso Nacional. Diante deste fato, e da necessidade de dar continuidade aos projetos de formação desenvolvidos pelo MEC, em parceria com IES de todo o Brasil, é que decidimos, na UNIRIO, realizar cursos de curta duração, versando sobre os temas Lugares do corpo, Políticas do cotidiano e Crianças da natureza. As temáticas nos interrogam sobre a macropolítica que mascara a coerção micropolítica cotidiana, aprisionando os corpos e desconectando-os da natureza, em flagrante desrespeito às definições das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental de 2012. A oferta dos cursos tem o objetivo de manter vivos os laços de proximidade político-afetiva entre a Universidade e os profissionais que atuam na ponta, mobilizando-os no que diz respeito aos princípios teóricopráticos do campo das políticas públicas de Educação Infantil, da percepção do corpo e da conexão com a natureza. Neste trabalho pretendemos também explicitar as bases metodológicas da proposta de formação, que denominamos como teórico-brincante, na medida em que articulam apropriação teórica e processos de empoderamento grupal, com proximidade da natureza e vivências dançantes e musicais, nas experiências cotidianas na Educação Infantil.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Kátia Bizzo Schaefer, Adrianne Ogêda Guedes, Léa Tiriba 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).