POÉTICAS DO OLHAR: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA A CONTRAPELO DE CAPTURA DO MUNDO. POETICS OF THE EYE: A PEDAGOGICAL PRAXIS AGAINST THE TRAP OF THE WORLD.

Autores

  • Dilson Miklos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39228

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Paulo Freire, Sebastião Salgado, Formação inicial de professores e imagem.

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa em curso no doutorado e integra uma das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência que se concretiza no espaço da disciplina Arte e Educação, do curso de Pedagogia do Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ). “As lentes do mundo: narrativimagens” nomeia o percurso a partir do encontro com o documentário O Sal da Terra, Uma viagem com Sebastião Salgado, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. As narrativimagens – imagens e narrativas – expressam uma proposta político-pedagógica que revela uma diversidade de olhares e capturas simbólicas, e as presenças de Walter Benjamin e Paulo Freire iluminam o percurso, possibilitando uma leitura que evidencia uma estética do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Miklos, D. (2017). POÉTICAS DO OLHAR: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA A CONTRAPELO DE CAPTURA DO MUNDO. POETICS OF THE EYE: A PEDAGOGICAL PRAXIS AGAINST THE TRAP OF THE WORLD. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39228