POÉTICAS DO OLHAR: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA A CONTRAPELO DE CAPTURA DO MUNDO. POETICS OF THE EYE: A PEDAGOGICAL PRAXIS AGAINST THE TRAP OF THE WORLD.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39228Palavras-chave:
Walter Benjamin, Paulo Freire, Sebastião Salgado, Formação inicial de professores e imagem.Resumo
O artigo apresenta um recorte da pesquisa em curso no doutorado e integra uma das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência que se concretiza no espaço da disciplina Arte e Educação, do curso de Pedagogia do Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ). “As lentes do mundo: narrativimagens” nomeia o percurso a partir do encontro com o documentário O Sal da Terra, Uma viagem com Sebastião Salgado, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. As narrativimagens – imagens e narrativas – expressam uma proposta político-pedagógica que revela uma diversidade de olhares e capturas simbólicas, e as presenças de Walter Benjamin e Paulo Freire iluminam o percurso, possibilitando uma leitura que evidencia uma estética do cotidiano.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Dilson Miklos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).