SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E AS PRÁTICAS DOCENTES. MULTIFUNCTIONAL RESOURCE ROOM: SPACE OF ARTICULATION BETWEEN THE ASSISTIVE TECHNOLOGY AND TEACHING PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39231Palavras-chave:
Tecnologias Assistivas, Educação Inclusiva, Saberes Docentes, Formação de professores,Resumo
Nós apresentamos alguns aspectos de uma experiência, em 2013 e 2014, junto a
uma profissional que trabalha em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), de uma
escola da rede municipal de Niterói-RJ. O contato aconteceu durante as ações de
projetos de pesquisa e de extensão, quando acompanhamos a docente em seu
trabalho e vivenciamos suas invenções cotidianas em diálogo com as tecnologias.
Caminhando em diálogo com as pesquisas interativas, nós identificamos
estratégias e habilidades instituintes essenciais para lidar com as diferenças. Tais
habilidades precisam ser divulgadas, pois nos trazem pistas importantes sobre os
saberes necessários ao profissional que trabalha neste espaço. Concluímos que
não basta a reprodução de estratégias pré-concebidas; para o trabalho na SRM é
necessário ao docente agir de forma reflexiva, estimulando os estudantes a
superarem seus limites e, ele mesmo, reinventando-se e aos seus saberes e não
saberes.
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Copyright (c) 2017 Doracy Pereira de Mesquita, Iolanda da Costa da Silva, Rejany dos S. Dominick
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