SIMPLES, MAS REVOLUCIONÁRIO: COMO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POSSIBILITOU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E ADEQUAÇÃO CURRICULAR. SIMPLE, BUT REVOLUTIONARY: HOW THE IMPLEMENTATION OF A GROUP OF STUDIES IN INTELLE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39235Palavras-chave:
Práticas pedagógicas inclusivas, Deficiência intelectual, Plano educacional individualizado, Grupo de estudos, Formação de professores,Resumo
A falta de conhecimento e a dificuldade em acessar a literatura acadêmica, assim
como a ausência de um planejamento escolar para adequações metodológicas e
curriculares ainda são obstáculos para que os professores possam promover a
inclusão educacional de estudantes com deficiência intelectual (DI) e auxiliar no
seu desenvolvimento cognitivo. Com o objetivo de elaborar de forma coletiva
práticas de ensino específicas e estratégias de acompanhamento individual, foi
implementado no Terceiro Distrito de Nova Friburgo-RJ um grupo de estudos com
professores do ensino fundamental. Os resultados mostram que este foi um
importante instrumento de capacitação pois auxiliou a implementação de
protocolos de avaliação pedagógica e permitiu a descoberta de caminhos de
favorecer o processo de escolarização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carla Carvalho Macedo Silva, Ana Claudia Herdy Torres Teixeira, Manuel Gustavo Leitão Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).