SIMPLES, MAS REVOLUCIONÁRIO: COMO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POSSIBILITOU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E ADEQUAÇÃO CURRICULAR. SIMPLE, BUT REVOLUTIONARY: HOW THE IMPLEMENTATION OF A GROUP OF STUDIES IN INTELLE

Autores

  • Carla Carvalho Macedo Silva
  • Ana Claudia Herdy Torres Teixeira
  • Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39235

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas inclusivas, Deficiência intelectual, Plano educacional individualizado, Grupo de estudos, Formação de professores,

Resumo

A falta de conhecimento e a dificuldade em acessar a literatura acadêmica, assim
como a ausência de um planejamento escolar para adequações metodológicas e
curriculares ainda são obstáculos para que os professores possam promover a
inclusão educacional de estudantes com deficiência intelectual (DI) e auxiliar no
seu desenvolvimento cognitivo. Com o objetivo de elaborar de forma coletiva
práticas de ensino específicas e estratégias de acompanhamento individual, foi
implementado no Terceiro Distrito de Nova Friburgo-RJ um grupo de estudos com
professores do ensino fundamental. Os resultados mostram que este foi um
importante instrumento de capacitação pois auxiliou a implementação de
protocolos de avaliação pedagógica e permitiu a descoberta de caminhos de
favorecer o processo de escolarização.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Carvalho Macedo Silva, C., Herdy Torres Teixeira, A. C., & Leitão Ribeiro, M. G. (2017). SIMPLES, MAS REVOLUCIONÁRIO: COMO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POSSIBILITOU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E ADEQUAÇÃO CURRICULAR. SIMPLE, BUT REVOLUTIONARY: HOW THE IMPLEMENTATION OF A GROUP OF STUDIES IN INTELLE. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39235