SIMPLES, MAS REVOLUCIONÁRIO: COMO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POSSIBILITOU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E ADEQUAÇÃO CURRICULAR. SIMPLE, BUT REVOLUTIONARY: HOW THE IMPLEMENTATION OF A GROUP OF STUDIES IN INTELLE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39235Palavras-chave:
Práticas pedagógicas inclusivas, Deficiência intelectual, Plano educacional individualizado, Grupo de estudos, Formação de professores,Resumo
A falta de conhecimento e a dificuldade em acessar a literatura acadêmica, assim
como a ausência de um planejamento escolar para adequações metodológicas e
curriculares ainda são obstáculos para que os professores possam promover a
inclusão educacional de estudantes com deficiência intelectual (DI) e auxiliar no
seu desenvolvimento cognitivo. Com o objetivo de elaborar de forma coletiva
práticas de ensino específicas e estratégias de acompanhamento individual, foi
implementado no Terceiro Distrito de Nova Friburgo-RJ um grupo de estudos com
professores do ensino fundamental. Os resultados mostram que este foi um
importante instrumento de capacitação pois auxiliou a implementação de
protocolos de avaliação pedagógica e permitiu a descoberta de caminhos de
favorecer o processo de escolarização.
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Direitos de Autor (c) 2017 Carla Carvalho Macedo Silva, Ana Claudia Herdy Torres Teixeira, Manuel Gustavo Leitão Ribeiro
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