O NEGRO NA COMUNICAÇÃO: ESTEREÓTIPOS RACISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39238Palavras-chave:
Estereótipo. Racismo. Mídia. Comunicação. Pedagogia Interétnica.Resumo
O presente artigo pretende discutir a presença do racismo nas imagens do negro estereotipadas transmitidas pela mídia em anúncios e programas de natureza diversa. Com base em pesquisa bibliográfica e análise de mídia, o artigo traz reflexões do período da escravidão legalizada no Brasil até os dias atuais, fazendo uma crítica sobre a representação do negro e a contribuição dos estereótipos para a manutenção da discriminação racial na sociedade brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Jacks de Mello Andrade Júnior, Eugênia da Luz Silva Foster
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).