O NEGRO NA COMUNICAÇÃO: ESTEREÓTIPOS RACISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39238Palavras-chave:
Estereótipo. Racismo. Mídia. Comunicação. Pedagogia Interétnica.Resumo
O presente artigo pretende discutir a presença do racismo nas imagens do negro estereotipadas transmitidas pela mídia em anúncios e programas de natureza diversa. Com base em pesquisa bibliográfica e análise de mídia, o artigo traz reflexões do período da escravidão legalizada no Brasil até os dias atuais, fazendo uma crítica sobre a representação do negro e a contribuição dos estereótipos para a manutenção da discriminação racial na sociedade brasileira.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Jacks de Mello Andrade Júnior, Eugênia da Luz Silva Foster
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).