O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NITERÓI: ENTRE DIAGNÓSTICOS E DIREITOS. THE TARGET AUDIENCE OF SPECIAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FROM NITERÓI: BETWEEN DIAGNOSTICS AND RIGHTS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39261Palavras-chave:
Educação. Saúde. Inclusão. Avaliação diagnóstica. Education. Health. Inclusion. Diagnostic evaluation.Resumo
Considerando a especificidade da educação especial na perspectiva inclusiva e a dificuldade na execução de políticas públicas favoráveis ao processo de inclusão dos alunos com deficiência, objetivamos, neste trabalho, investigar os critérios de identificação e de inclusão dos alunos, público-alvo da educação especial da Rede Municipal de Niterói. Para isso, examinamos os documentos oficiais da política de educação inclusiva do município. Na tentativa de contribuir para desvelar caminhos que atendam às expectativas direcionadas para um atendimento de qualidade, este trabalho pontua os avanços e retrocessos da educação inclusiva na Rede Municipal de Niterói, destacando a necessidade de articulação entre os sistemas de apoio, responsáveis pela promoção da educação inclusiva na Rede.
Downloads
Referências
BEYER, O. H. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais
especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FME. Portaria FME no 87/ 2011. Proposta Pedagógica. Rede Municipal de Educação de
Niteroi, Niteroi: FME, 2011. Disponível em: http://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/ Acesso em:
jun. 2017.
FONTES, Rejane De Souza. A educação inclusiva no município de Niterói (RJ): das propostas
oficiais às experiências em sala de aula – o desafio da bidocência. Tese (Doutorado em
Educação) ed. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. 210 p.
MANTOAN, EGLÉR, Maria Teresa. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2a ed. São
Paulo: Moderna, 2006.PAULON, et al. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
PAULON, et al. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Ministério da educação,
Secretaria de Educação Especial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fernanda Viannay Siqueira dos Santos, Rosane Barreto Ramos dos Santos, Paulo Pires de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).