O CORPO E O VIR A SER DA CRIANÇA - Ideias para uma escola mais humanizadora em Steiner, Serres e Winnicott. THE BODY AND THE UPCOMING OF THE CHILD ́S BEING - Ideas for a more humanizing school in Steiner, Serres and Winnicott.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39279Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf. Winnicott. Serres. Corporalidade.Resumo
O artigo apresenta pontos de interseção entre o pensamento pedagógico de Steiner e
o de Winnicott que inspira psicanalistas e educadores. Em sintonia com ambos, traz
ideias de Serres que instigam a presença do corpo, do fazer, do movimento, do brincar
e da fantasia na educação da criança, para que ela possa se desenvolver de forma
saudável e harmoniosa, mesmo em tempos difíceis. As demandas dos tempos atuais,
como a proteção à infância, indicam que estamos colocando em risco a própria
sustentabilidade humana, o artigo apresenta o alerta e um possível alento. Práticas
pedagógicas que envolvam a arte, o corpo em movimento, a criatividade e o afeto do
(a) professor (a) podem contribuir para gerar jovens equilibrados, felizes e muito
menos suscetíveis à violência, apatia ou perversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ana Luiza Versiani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).