O CORPO E O VIR A SER DA CRIANÇA - Ideias para uma escola mais humanizadora em Steiner, Serres e Winnicott. THE BODY AND THE UPCOMING OF THE CHILD ́S BEING - Ideas for a more humanizing school in Steiner, Serres and Winnicott.

Auteurs

  • Ana Luiza Versiani UFMG

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39279

Mots-clés:

Pedagogia Waldorf. Winnicott. Serres. Corporalidade.

Résumé

O artigo apresenta pontos de interseção entre o pensamento pedagógico de Steiner e
o de Winnicott que inspira psicanalistas e educadores. Em sintonia com ambos, traz
ideias de Serres que instigam a presença do corpo, do fazer, do movimento, do brincar
e da fantasia na educação da criança, para que ela possa se desenvolver de forma
saudável e harmoniosa, mesmo em tempos difíceis. As demandas dos tempos atuais,
como a proteção à infância, indicam que estamos colocando em risco a própria
sustentabilidade humana, o artigo apresenta o alerta e um possível alento. Práticas
pedagógicas que envolvam a arte, o corpo em movimento, a criatividade e o afeto do
(a) professor (a) podem contribuir para gerar jovens equilibrados, felizes e muito
menos suscetíveis à violência, apatia ou perversidade.

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Biographie de l'auteur

Ana Luiza Versiani, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Pós-graduada em
Pedagogia Waldorf pela Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo (1994) e Emerson College, Forest
Row, Inglaterra (1995/1996). Professora Waldorf de classe em exercício há 22 anos em Florianópolis/SC
e em Nova Lima/MG. E-mail: aluiversi@yahoo.com.br Contato: (31) 99634-1936.

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Publiée

2018-12-13