O CORPO E O VIR A SER DA CRIANÇA - Ideias para uma escola mais humanizadora em Steiner, Serres e Winnicott. THE BODY AND THE UPCOMING OF THE CHILD ́S BEING - Ideas for a more humanizing school in Steiner, Serres and Winnicott.
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39279Mots-clés :
Pedagogia Waldorf. Winnicott. Serres. Corporalidade.Résumé
O artigo apresenta pontos de interseção entre o pensamento pedagógico de Steiner e
o de Winnicott que inspira psicanalistas e educadores. Em sintonia com ambos, traz
ideias de Serres que instigam a presença do corpo, do fazer, do movimento, do brincar
e da fantasia na educação da criança, para que ela possa se desenvolver de forma
saudável e harmoniosa, mesmo em tempos difíceis. As demandas dos tempos atuais,
como a proteção à infância, indicam que estamos colocando em risco a própria
sustentabilidade humana, o artigo apresenta o alerta e um possível alento. Práticas
pedagógicas que envolvam a arte, o corpo em movimento, a criatividade e o afeto do
(a) professor (a) podem contribuir para gerar jovens equilibrados, felizes e muito
menos suscetíveis à violência, apatia ou perversidade.
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