ENSINO DE QUÍMICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (RE)EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.

Autores

  • Dhaniella Cristhina Brito Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Luely Oliveira Silva Universidade do Estado do Pará
  • Sandra Maciel Almeida Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39310

Palavras-chave:

Ensino de química, Privados de liberdade, Desafios

Resumo

Como é realizado o ensino de química em unidades prisionais do Estado do Pará? Indagado isto o presente artigo objetiva apresentar, discutir e propor didáticas para o ensino de química a privados de liberdade no Estado. O trabalho realizou-se pelo método de pesquisa ação, com coleta de dados por meio de entrevistas com alunos e com o professor de química e finalizou com a realização de intervenções pedagógicas. Os resultados apontam ausência de formação continuada aos professores, falta de materiais didáticos e alunos que associam a química somente a práticas criminosas. Quanto às intervenções, realizaram-se aulas com abordagem lúdica, experimental e aula-oficina. Em conclusão, destaca-se a necessidade de criar políticas públicas voltadas aos alunos e profissionais desta educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhaniella Cristhina Brito Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Discente de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, Universidade do Estado do Pará

Luely Oliveira Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2006) e é Especialista em Docência em Ensino Superior e Mestre em química Orgânica (UFPA), Doutorado em andamento em Química Orgânica (UFPA). Professora Auxiliar III da Universidade do Estado do Pará Campus VIII (Marabá)

Sandra Maciel Almeida, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (1997), com Mestrado (2000) e doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social e é Membro do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas e do Núcleo de Didática e Formação de Professores. Pesquisa Etnografia da Prisão de Mulheres e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Prisional e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia e educação; exclusão e gênero.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Oliveira, D. C. B., Silva, L. O., & Almeida, S. M. (2019). ENSINO DE QUÍMICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (RE)EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. RevistAleph, (32), 117-137. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39310