ENSINO DE QUÍMICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (RE)EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39310Palavras-chave:
Ensino de química, Privados de liberdade, DesafiosResumo
Como é realizado o ensino de química em unidades prisionais do Estado do Pará? Indagado isto o presente artigo objetiva apresentar, discutir e propor didáticas para o ensino de química a privados de liberdade no Estado. O trabalho realizou-se pelo método de pesquisa ação, com coleta de dados por meio de entrevistas com alunos e com o professor de química e finalizou com a realização de intervenções pedagógicas. Os resultados apontam ausência de formação continuada aos professores, falta de materiais didáticos e alunos que associam a química somente a práticas criminosas. Quanto às intervenções, realizaram-se aulas com abordagem lúdica, experimental e aula-oficina. Em conclusão, destaca-se a necessidade de criar políticas públicas voltadas aos alunos e profissionais desta educação.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Dhaniella Cristhina Brito Oliveira, Luely Oliveira Silva, Sandra Maciel Almeida
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).