ENTRE AS ESCOLAS “DE OUTRO TEMPO”, “DE AGORA” E O “TRABALHO”: OS SENTIDOS DAS PERMANÊNCIAS DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DO CEARÁ

Autores

  • FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER Universidade Federal Fluminense/Angra dos Reis
  • ADRIANO VARGAS FREITAS Universidade Federal Fluminense/Angra dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39317

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Permanência, Escola da zona rural

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os sentidos das permanências de estudantes na EJA. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com jovens e adultos de uma escola municipal da zona rural do Ceará. Os materiais coletados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que os estudantes trazem lembranças de uma escola de outro tempo e entendem a escola de agora como um espaço melhor para aprender os saberes escolares. A busca por estes saberes, somados à conquista de um trabalho melhor e aos laços de afetividade, construídos pelos estudantes em sala de aula, influenciam sobre os sentidos de suas permanências na EJA.

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Biografia do Autor

FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, Universidade Federal Fluminense/Angra dos Reis

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

ADRIANO VARGAS FREITAS, Universidade Federal Fluminense/Angra dos Reis

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

XAVIER, F. J. R., & FREITAS, A. V. (2019). ENTRE AS ESCOLAS “DE OUTRO TEMPO”, “DE AGORA” E O “TRABALHO”: OS SENTIDOS DAS PERMANÊNCIAS DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DO CEARÁ. RevistAleph, (32), 266-282. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39317

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas