ENTRE AS ESCOLAS “DE OUTRO TEMPO”, “DE AGORA” E O “TRABALHO”: OS SENTIDOS DAS PERMANÊNCIAS DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39317Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Permanência, Escola da zona ruralResumo
Este artigo objetiva apresentar os sentidos das permanências de estudantes na EJA. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com jovens e adultos de uma escola municipal da zona rural do Ceará. Os materiais coletados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que os estudantes trazem lembranças de uma escola de outro tempo e entendem a escola de agora como um espaço melhor para aprender os saberes escolares. A busca por estes saberes, somados à conquista de um trabalho melhor e aos laços de afetividade, construídos pelos estudantes em sala de aula, influenciam sobre os sentidos de suas permanências na EJA.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Senado Federal. 25 ed. Brasília, DF, 1988. Disponível em <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf> Acesso em: 30 mai. 2017.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Aprova a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Brasília, 1996. Disponível em <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf> Acesso em: 30 de mai. 2017.
BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. trad. Teresa Dias Carneiro. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 442, n. 147, p. 808-825, 2012.
CANÁRIO, R. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, p. 73-81, 2008.
CARMO, G. T.O enigma da educação de jovens e adultos: um estudo das evasões e retorno à escola sob a perspectiva da teoria do reconhecimento social, 2010. 339f. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campo dos Goytacazes, 2010.
CARMO, G. T.; CARMO, C. T. A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n.63. Dossiê Educação de Jovens e Adultos II, 2014. Editoras convidadas: Sandra Regina Sales & Jane Paiva.
CARMO, G. T.; SILVA, C. B. Da evasão/fracasso escola como objeto sociomediático à permanência como objeto de pesquisa: o anúncio de uma construção coletiva. In: CARMO, G. T. (org.). Sentido da permanência na educação de jovens e adultos: anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016, p.41 -72.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
CIPINIUK, T. A. Analfabeto: problema social e desonra pessoal. Niterói: Eduff, 2017.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Questionário da Amostra. 2010. Disponível em <https://censo2010.ibge.gov.br/images/pdf/censo2010/questionarios/questionario_amostra_cd2010.pdf> Acesso em: 17 mai. 2017.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 10 reimpr. São Paulo: EPU, 2007.
MILETO, L. F. M. No mesmo barco, dando força, um ajuda o outro a não desistir: estratégias e trajetórias de permanência na Educação de Jovens e Adultos, 2009. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. rev. ampl. Ijuí: Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Bras. Educ. n. 12. São Paulo: Anped, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, p. 59-73, 1999.
REIS, D. B. O significado de permanência: explorando possibilidades a partir de Kant. In: CARMO, G. T. do (org.). Sentido da permanência na educação de jovens e adultos: anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 2016, p. 73–92
SOBRAL. Lei nº 492 de 06 de janeiro de 2004. Dispõe sobre a Nucleação das Escolas da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Câmara Municipal de Sobral. 2004. Disponível em <https://www.camarasobral.ce.gov.br/painel/files/docs/norma_lei/LO4922004200401060001pdf22062015085728.pdf> Acesso em: 06 de junho de 2017.
SOBRAL. Regimento Escolar. Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Arimateia Alves. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).