ENTRE AS ESCOLAS “DE OUTRO TEMPO”, “DE AGORA” E O “TRABALHO”: OS SENTIDOS DAS PERMANÊNCIAS DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39317Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Permanência, Escola da zona ruralResumo
Este artigo objetiva apresentar os sentidos das permanências de estudantes na EJA. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com jovens e adultos de uma escola municipal da zona rural do Ceará. Os materiais coletados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que os estudantes trazem lembranças de uma escola de outro tempo e entendem a escola de agora como um espaço melhor para aprender os saberes escolares. A busca por estes saberes, somados à conquista de um trabalho melhor e aos laços de afetividade, construídos pelos estudantes em sala de aula, influenciam sobre os sentidos de suas permanências na EJA.
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