PROJETO SAGRADA NATUREZA: CURRÍCULO EM AÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL NA APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 SACRED NATURE PROJECT: CURRICULUM IN ACTION - A MULTICULTURAL EXPERIENCE IN THE APPLICATION OF THE LAW 11.645 / 2008

Autores

  • Cristiane Gonçalves de Souza Fundação Municipal de Educação de Niterói, Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39325

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, como pesquisa qualitativa, uma experiência de currículo em ação desenvolvida em cinco escolas da rede municipal de educação de Niterói. Esta experiência se deu a partir do Projeto Sagrada Natureza que, através das oficinas “No Xingu, Oxóssi reina!”, propõe ilustrar uma alternativa de aplicação da lei 11.645/2008, como um tópico da educação ambiental em uma perspectiva multicultural. A partir das análises identifica-se que a implementação da lei 11.645/2008 pode ser potencialmente ampliada em propostas curriculares que avançam da perspectiva multicultural folclórica para abordagens multiculturais críticas e pós-coloniais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

BOTELHO, Denise. Aya nini (coragem): educadores e educadoras no enfrentamento de práticas

racistas em espaços escolares. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina). São

Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

. Religiosidade afrobrasileira e o meio ambiente: vamos cuidar do Brasil: conceitos e

práticas em educação ambiental na escola, Brasília/UNESCO, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. 1998. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 12 abr.

. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em

abr. 2011.

. Lei nº 11.465, de 10 de março de 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso

em 12 abr. 2011.

. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília:

MEC/Secretaria de Ensino Fundamental, 1997.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cutrix/Pensamento, 1997.

CAMPOS, Cristina. Corpo/Memória Guarani: ambiente de afetos e afecções. In: FARIAS,

Francisco Ramos de (Org.) Apontamentos em memória social. Rio de Janeiro: Contra Capa,

CANDAU, Vera (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2008.

. Sociedade, educação e cultura (s). Petrópolis: Vozes, 2002.

CANEN, A. Políticas Curriculares Nacionais e Projetos Político-Pedagógicos Escolares: pensando

de forma plural. Boletim Referenciais Curriculares: um salto para o futuro. Rio de Janeiro:

Ministério da Educação, v. 1, p. 18-23, abr. 2004. [Um salto para o futuro - TV-Escola].

. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e

implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, nº 111, dez/2000.

. A educação brasileira e o currículo a partir de um olhar multicultural: algumas

tendências e perspectivas. In: BARROS, José Flávio Pessoa de; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de

(orgs.) Todas as cores na Educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão

da diversidade e das diferenças. Ensaio, v. 16, n. 59, p. 297-308, abr/jun, 2008.

. Currículo, diversidade e formação docente. In: BARROS, Rita Maria Manso de (org.).

Subjetividade e educação. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.

. Currículo: uma questão de cidadania. In: CANEN, Ana; SANTOS, Ângela Rocha dos

(orgs.). Educação multicultural. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

CANEN, A. e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e

na formação docente. In: CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.). Ênfases e omissões no

currículo. Campinas: Papirus, 2001, p. 15-44.

CAPUTO, S. G.. Ogan, adósu, òjè, ègbónmi e ekedi – O candomblé também está na escola. Mas

como? In: CANDAU, V. e MOREIRA, A.F.B. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas

pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. O índio visível. Disponível em:

http://www.revistapororoca.com.br/content/571. Acesso em 08 fev. 2012.

FREIRE, José R. Bessa. A herança cultural indígena ou cinco ideias equivocadas sobre os índios.

In: ARAÚJO, Ana C. Ziller de. Cineastas indígenas: um outro olhar: guia para professores e

alunos. Olinda, Pe: Vídeo nas Aldeias, 2010.

GOMES, N. L.. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei

639/03. In: CANDAU, V. e MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo: diferenças culturais e

práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

GRÜN, Mauro. A outridade da natureza na educação ambiental. In: MOURA, GRÜN e TRAJBER

(orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília:

Secad/Unesco, 2006.

LIMA, Mônica. História da África: temas e questões para a sala de aula. Cadernos PENESB, n. 7,

p. 74, nov. 2006.

LIMA, Valéria Dias de. Crenças religiosas como caminho para a conservação ambiental: um

estudo de caso na comunidade Candomblé Ilê Asé Orisá Dewi. Dissertação (Mestrado em

Educação). Brasília: Universidade de Brasília, 2011.

LISPECTOR, Clarice. A Legião Estrangeira. Rio de Janeiro, Rocco, 1999.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MOREIRA, A.F. e CANDAU, Vera (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas

pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

PESSANHA, José Américo. Filosofia e modernidade: racionalidade e ética, 1992. Transcrição de

palestra. Cadernos ANPEd. Porto Alegre, n. 4, set. 1993.

PRANDI, Reginaldo. Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo. São Paulo:

Companhia das Letras, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social.

São Paulo: Boitempo, 2007.

SILVA, P.B.G e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte:

Autêntica, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. São Paulo: Cortez, 1999.

. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Gonçalves de Souza, C. (2019). PROJETO SAGRADA NATUREZA: CURRÍCULO EM AÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL NA APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 SACRED NATURE PROJECT: CURRICULUM IN ACTION - A MULTICULTURAL EXPERIENCE IN THE APPLICATION OF THE LAW 11.645 / 2008. RevistAleph, 11-40. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39325