A ESCUTA E O DIÁLOGO PARA O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA E DO EDUCADOR: BREVE RELATO DO PROJETO LUZ, CÂMERA, PEQUENOS INVENTORES EM AÇÃO LISTENING AND DIALOGUE FOR THE EMPOWERMENT OF THE CHILD AND THE EDUCATOR: BRIEF REPORT OF THE PROJECT LIGHT, CAMERA, LITTLE INVENTORS IN ACTION

Autores

  • Penha Mabel Farias do Nascimento Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39326

Palavras-chave:

Protagonismo. Projetos. Criança. Professor.

Resumo

O relato descreve ações pedagógicas que visam construir um espaço/tempo de autoria capaz de romper com o olhar de “devir” que enxerga a infância como lugar de “preparação”, além de desconstruir as práticas subsequentes que condicionam a criança a um lugar de invisibilidade. Nesse contexto, foi desenvolvido o “Projeto Luz, Câmera, Pequenos Inventores em Ação”, inspirado nas comemorações do Ano Internacional da Luz, em que consideramos o protagonismo da criança em consonância com o protagonismo dos educadores como essencial para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do projeto citado. Nossos questionamentos foram: Como aproximar as crianças dos conhecimentos/experimentos científicos sobre a luz? O que é real e significativo para cada uma delas enquanto sujeitos cognoscentes?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Manuel. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003. s/p.

BRASIL. Projeto Instituinte da UMEI Professora Lisaura Machado Ruas. Secretaria Municipal de

Educação, Ciência e Tecnologia/FME. 2015.

. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de

24 ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 279 p.

CORSINO, Patrícia et al. Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores

Associados, 2009. 132 p.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012, 215 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 184 p.

. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4

ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. 245 p.

. Professora sim tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 5.ed. São Paulo: Editora

Olho D´água, 1994.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e pensamento. In: GHIRALDELLI JR. Paulo. FARACO, Carlos

Alberto. CARVALHO, Edgard de Assis. FERNANDES, Heloisa Rodrigues. LIBÂNEO, José Carlos.

RIBEIRO, Renato Janine. BOLLE, Willi. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez,

,176 p.

GUIMARÃES, Daniela. BARBOSA, Silva Néli Falcão. A visibilidade e a invisibilidade das crianças

nas relações com os adultos na creche. Disponível em:

Html>. Acesso em: 10 abr. 2016.

KOHAN, Walter et al. Lugares da infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.184 p.

OSTETTO, Luciana; LEITE, Isabel. Arte, infância de formação de professores: autoria e

transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. 128 p.

. Danças circulares na formação dos professores: a inteireza de ser na roda.

Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014. 192 p.

SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. 12 ed.

Campinas, S.P.: Autores Associados, 2008. 336 p.

SIMIANO, Luciane Pandini. Colecionando pequenos encantamentos... A documentação

pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças pequenas. Porto Alegre, 2015.

Tese (Doutorado em Educação) ˗ Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande

do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/117784.

Acesso: 20 mar. 2016.

TECHTUDO. Long exposure camera. Disponível em:

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/long-exposure-camera.html>. Acesso em: 20 abr.

VECCHI, Vea. Estética y aprendizaje.Prólogo. In:HOYUELOS, A. La estética em el pensamento y

obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ediciones Octaedro; Rosa Sensat, 2006.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009,135 p.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Farias do Nascimento, P. M. (2019). A ESCUTA E O DIÁLOGO PARA O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA E DO EDUCADOR: BREVE RELATO DO PROJETO LUZ, CÂMERA, PEQUENOS INVENTORES EM AÇÃO LISTENING AND DIALOGUE FOR THE EMPOWERMENT OF THE CHILD AND THE EDUCATOR: BRIEF REPORT OF THE PROJECT LIGHT, CAMERA, LITTLE INVENTORS IN ACTION. RevistAleph, 41-55. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39326