A ESCUTA E O DIÁLOGO PARA O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA E DO EDUCADOR: BREVE RELATO DO PROJETO LUZ, CÂMERA, PEQUENOS INVENTORES EM AÇÃO LISTENING AND DIALOGUE FOR THE EMPOWERMENT OF THE CHILD AND THE EDUCATOR: BRIEF REPORT OF THE PROJECT LIGHT, CAMERA, LITTLE INVENTORS IN ACTION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39326Palavras-chave:
Protagonismo. Projetos. Criança. Professor.Resumo
O relato descreve ações pedagógicas que visam construir um espaço/tempo de autoria capaz de romper com o olhar de “devir” que enxerga a infância como lugar de “preparação”, além de desconstruir as práticas subsequentes que condicionam a criança a um lugar de invisibilidade. Nesse contexto, foi desenvolvido o “Projeto Luz, Câmera, Pequenos Inventores em Ação”, inspirado nas comemorações do Ano Internacional da Luz, em que consideramos o protagonismo da criança em consonância com o protagonismo dos educadores como essencial para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do projeto citado. Nossos questionamentos foram: Como aproximar as crianças dos conhecimentos/experimentos científicos sobre a luz? O que é real e significativo para cada uma delas enquanto sujeitos cognoscentes?Downloads
Referências
BARROS, Manuel. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003. s/p.
BRASIL. Projeto Instituinte da UMEI Professora Lisaura Machado Ruas. Secretaria Municipal de
Educação, Ciência e Tecnologia/FME. 2015.
. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de
24 ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 279 p.
CORSINO, Patrícia et al. Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores
Associados, 2009. 132 p.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012, 215 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 184 p.
. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4
ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. 245 p.
. Professora sim tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 5.ed. São Paulo: Editora
Olho D´água, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e pensamento. In: GHIRALDELLI JR. Paulo. FARACO, Carlos
Alberto. CARVALHO, Edgard de Assis. FERNANDES, Heloisa Rodrigues. LIBÂNEO, José Carlos.
RIBEIRO, Renato Janine. BOLLE, Willi. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez,
,176 p.
GUIMARÃES, Daniela. BARBOSA, Silva Néli Falcão. A visibilidade e a invisibilidade das crianças
nas relações com os adultos na creche. Disponível em:
Html>. Acesso em: 10 abr. 2016.
KOHAN, Walter et al. Lugares da infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.184 p.
OSTETTO, Luciana; LEITE, Isabel. Arte, infância de formação de professores: autoria e
transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. 128 p.
. Danças circulares na formação dos professores: a inteireza de ser na roda.
Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014. 192 p.
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. 12 ed.
Campinas, S.P.: Autores Associados, 2008. 336 p.
SIMIANO, Luciane Pandini. Colecionando pequenos encantamentos... A documentação
pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças pequenas. Porto Alegre, 2015.
Tese (Doutorado em Educação) ˗ Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/117784.
Acesso: 20 mar. 2016.
TECHTUDO. Long exposure camera. Disponível em:
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/long-exposure-camera.html>. Acesso em: 20 abr.
VECCHI, Vea. Estética y aprendizaje.Prólogo. In:HOYUELOS, A. La estética em el pensamento y
obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ediciones Octaedro; Rosa Sensat, 2006.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009,135 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Penha Mabel Farias do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).